quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Relato de uma gestante: incompetência do colo do útero

No final de dezembro, recebi uma mensagem muito emocionante da Ana Glaucia, uma gestante que recebeu o diagnóstico de encurtamento do colo do útero. Cerca de um mês depois, fui surpreendida por notícias boas da Ana Glaucia! Não tem como deixar de compartilhar com vocês esta história cheia de esperança para as mamães que se deparam agora com o difícil diagnóstico de Incompetência do Colo do Útero ou Incompetência do Istmo Cervical (IIC). Seguem abaixo os dois e-mails, com autorização da autora.



28 de dezembro de 2012

Eu ainda estou grávida. mas vim contar o que tem acontecido comigo. Eu e meu marido planejamos esta gravidez, em janeiro começamos a tentar de verdade e em julho eis que recebo o tão sonhado positivo. Tudo corria muito bem, estava trabalhando, no US morfológico de 1° trimestre tudo lindo, mas não deu pra saber quem estava aqui dentro.

Com 18 semanas fiz um ultrassom para saber o sexo do bebê, e uma menininha esta a caminho, a Manuela. Nesse ultrassom a médica disse que meu colo do útero parecia que estava mais curto, mas a medida por cima da barriga não é precisa, e no relatório que enviou para minha médica sugeriu um US transvaginal no próximo ultrassom.

Com 23 semanas e 1 dia voltei para o US morfologico de 2° trimestre. Tudo muito bem, a Manuela com o nariz arrebitado, coisa mais linda... Tudo perfeito. E então chegou a hora o US transvaginal. Com 23 semanas minha medida era de 1,8 a 2,1cm. Há 3 semanas tinha encontrado uma amiga que estava com 35 semanas de gestação, e ela disse que estava de repouso pois o colo do útero dela estava com 1,5 cm. Imagina o meu desespero.

A médica pediu que fosse pra casa e ligasse para a minha médica, e que provavelmente eu ficaria de repouso. Lá fomos nós pra casa, eu em prantos e meu marido tentando me acalmar. Ele ligou pra médica porque eu não tinha condições nenhuma. A Manuela não pesava nem 500 gramas ainda... E a pergunta que vinha na minha cabeça: o que eu fiz pra isso acontecer? Será que foram exercícios? Muito esforço? Minha médica tentou me acalmar, disse que eu ficaria em repouso, e passou um medicamento para evitar as contrações. Em alguns dias teria consulta, e até la a recomendação era repouso.

Nesses dias fiz uma busca implacável na internet. Li tudo sobre esse problema, pois mesmo sendo minha primeira gestação, tudo indica que tenho IIC. Minha mãe ligou para o ginecologista dela pra tirar dúvidas, e ele disse o seguinte: Lucia, levante as mãos para o céu, graças a essas duas médicas sua neta não nasceu ainda. Com repouso e usando o medicamento, ela vai aguentar bastante tempo. E ele ainda disse que, hoje tem sido uma luta para fazer com que o US transvaginal faça parte dos exames de rotina justamente para verificar este problema, muitos bebês não nasceriam prematuros se esse exame for feito e ele é um dos membros de uma associação que tenta fazer com que o SUS seja obrigado a oferecer o exame.

Em alguns dias lá fui eu para a consulta, a médica disse que estava tudo bem comigo, aumentou a dose da medicação, me deu licença de três meses do trabalho e ainda disse o seguinte: faça tudo certinho e vamos ver se você chega as 28 semanas... e aqui estou eu, de repouso. Só saio da cama para esquentar comida e ir ao banheiro. Ontem completamos 27 semanas, estou me preparando para ter uma filha prematura... mas minha meta é completar no mínimo 32 semanas.

Sou química e adoro ler artigos científicos, esses dias achei um onde médicos fizeram US transvaginal em mais de 600 grávidas em duas ocasiões: no primeiro e no segundo morfológico. Eles viram que as mulheres que apresentaram o colo do útero mais curto no segundo US, igual ou menor do que 2,4cm, os bebês nasceram antes de 33 semanas. Não é muito animador, mas eu estou tentando me preparar para qualquer eventualidade.

Para isso o seu site tem servido demais, choro, dou risada, mas eu vejo a realidade ali... Graças a Deus não tenho sangramento, nem muito corrimento, apenas algumas dores... às vezes acho que tenho alguma contração mas são raras. Como não tenho família aqui na cidade, dependo do meu marido e da minha faxineira, e da boa vontade de amigos. O enxoval está pronto, minha mãe trouxe tudo no Natal, até as lembrancinhas estão prontas. Agilizei tudo para uma possível ida ao hospital. Eu não sei o que está acontecendo dentro de mim, só sei que a melhor parte do dia é quando vou dormir, e percebo que mais um dia passou e nada aconteceu.

Bom, é isso... estou aqui rezando pra que a Manu fique pelo menos mais 1 mes aqui dentro... bordando, lendo, assistindo filmes e séries, batendo papo com a família no skype... é assim que passo o dia... Em uma outra oportunidade prometo voltar com o desfecho dessa história!


21 de janeiro de 2013

No dia 29 de dezembro acordamos tarde, tomei café e fui ao banheiro e notei algo que pensei "não entre em pânico, arrume suas coisas e vá para o hospital". No dia 28 quando descobri o site, descobri também o tal muco que liberamos quando o parto se aproxima. Era muita coisa, e era bem o que falaram tipo muco de nariz.

Tomei um banho, arrumei minha mala e fomos para o hospital. Fui atendida super rápido e a médica plantonista ao fazer o exame de toque já me olhou com espanto e disse: você vai ficar aqui internada, está com 2 centímetros de dilatação. Nunca me senti tão calma e disse: OK. Ela ainda continuou dizendo que a partir daquele dia seria uma gravidez complicada pois deveria ficar de repouso absoluto, e o nenê poderia nascer a qualquer momento. Meu marido estava branco, mas eu estava tranquila.

Fiz um US, passei na frente de todo mundo... passei o ano novo internada tomando medicamentos para não entrar em trabalho de parto, corticóides para o bebê, e sempre na posição trendelemburg, onde fiquei inclinada quase de cabeça pra baixo. Foram cinco dias de internação. No terceiro dia uma das enfermeiras disse que quando eu cheguei telefonaram para a maternidade e disseram: "tem um bebê de 26/27 semanas nascendo no PS!" Ela disse que foi a maior correria, arrumaram a sala de parto, chamara anestesista, pediatra, prepararam a UTI neo... enfim, a maternidade parou, mas quando viram a minha calma e que o bebê não estava necessariamente nascendo todos deram risada!

Como eu não tinha nada além dos 2 centímetros de dilatação me mandaram pra casa. Minha médica estava viajando e na sexta feira fui até o consultorio... Uma outra surpresa: já estava com 3 centímetros de dilatação e 28 semanas recém completadas.

No mesmo dia fiz um US com doppler, a notícia mais animadora do ano... A Manu já estava com mais de um quilo e está tudo bem com ela. As ordens são: repouso, repouso, não posso fazer absolutamente nada, só fico na cama e só posso me levantar para ir ao banheiro. Minha sorte é que meu marido havia acabado de entrar de férias. Hoje ele retornou ao trabalho e minha sogra veio para ficar comigo.

Estamos com 30 semanas e 4 dias (em 21 de janeiro), e o que se espera é que eu consiga chegar até as 34 semanas. Ontem eu disse para meu marido que eu sonhava desde criança com meu chá de bebe, era meu maior sonho durante a gravidez e não pude fazer. Tudo o que eu imaginava está acontecendo o contrário, e é impossível não se perguntar "por que eu?", mas tento ser forte. Tem sido muito dificil... é triste imaginar que passarei na melhor das hipóteses mais um mês na cama. E é mais terrível quando você pensa: "mas eu não tenho nada, não estou doente... nem a nenê...porque eu não posso sair?". No meio de tudo isso Deus me deu uma luz chamada Google. Tenho que agradecer primeiro ao google porque foi o caminho que usei até chegar o site... e depois a você pelas matérias muito bem escritas e pelos relatos... Graças a vocês minha filha continua aqui dentro, crescendo e se desenvolvendo... Bom, a história ainda não chegou ao seu final... não temos como prever o que vai acontecer, apenas rezar... e ficar em repouso, muito repouso...


Relato da mamãe Ana Glaucia

Para saber mais sobre IIC: http://www.projetopequenosguerreiros.com/2011/07/incompetencia-istmo-cervical-e-o-parto.html
Para saber sobre tampão mucoso: http://www.projetopequenosguerreiros.com/2012/01/tampao-mucoso-e-parto-prematuro-just.html

55 comentários:

  1. Oi eu também tenho IIC, já perdi dois bbs sem saber que tinha IIC e quando resolvi trocar de Go para me preparar para mais uma tentativa ele descobriu esse problema também tenho dois miomas intramurais dentro do meu últero, quando eu ia começar a fazer o tratamento para diminuirem meus miomas descobrir que estava grávida isso aconteceu no mês passado fui ao Go e na ultra com 6 semanas e 3 dias ele não conseguiu visualizar nenhum embrião, me pediu para esperar mais 15 dias para ver se eu tive uma ovulação tardia e o embrião se desenvolva, caso contrário eu vou ter que passar por uma curetagem. Amanhã completa os 15 dias e retorno ao consultório do meu Go, estou com muito medo, mas entro tudo nas mãos de Deus sei que Ele fará o melhor por mim.

    ResponderExcluir
  2. é muito raro encontrar postagens sobre a iic ,o assunto é muito pouco divulgado .Gostei muito do post!

    ResponderExcluir
  3. Estou passando pelo mesmo problema estou de repouso desde quando completei 24 semanas, além de está com o colo curto ele está afunilando... estou tomando remédio pra não ter contrações, no início foi bem difícil aceitar mas Deus tem me dado muito força e já estamos completando 29 semanas, eu e o meu pequeno Arthur Vinícius vamos a cada semana vencendo e tendo certeza que chegaremos pelo menos até as 36 semanas e que tudo vai dar certo... beijinhos

    ResponderExcluir
  4. TBM ESTOU PASSANDO PELO MESMO PROBLEMA, DESCOBRI QUE TINHA COLO CURTO DE 1,2 CM COM 23 SEMANAS,FIQUEI APAVORADA E MUITO TRISTE. MEU MÉDICO NÃO ME DEU MEDICAMENTO ALGUM PARA TOMAR, SÓ DISSE PARA NÃO ERGUER PESO. POIS FIQUEI TRANQUILA E NUNCA PESQUISEI NADA SOBRE ISSO NA NET. COM 33 SEMANAS CONTINUAVA COM COLO CURTO E ESTAVA COM MUIIITA TOSSE, FUI MEDICADA E MEU COLO CONTINUAVA COM 1.3 CM, DAÍ O MEU MÉDICO RESOLVEU ME RECEITAR INIBINA DE 8 EM 8HORAS PARA EVITAR CONTRAÇÕES E A CELESTONE SOLUSPAM, VOLTEI PARA CASA E FUI PESQUISAR PELA PRIMEIRA VEZ SOBRE COLO CURTO, QUASE PIREEEIIII. HJ ESTOU COM 34 SEMANAS E 4 DIAS, E ESTOU SUPER BEM, UM POUCO MAIS QUIETA DEPOIS DE TER LIDO TANTOS RELATOS DE REPOUSO ABSOLUTO. SEMPRE FUI E SOU UMA PESSOA MUITO ATIVA, POIS NÃO SEI COMO NÃO GANHEI MEU HEITOR GABRIEL, POIS NA MAIORIA DOS COMENTÁRIOS DE OUTRAS GRÁVIDAS CHEGAR NAS 34 SEMANAS É MUITO BOM.
    O QUE TENHO A DIZER COM TUDO ISSO É: DEUS SABE O QUE FAZ, POIS SOU A PROVA DE TUDO ISSO, NÃO SEI SE MEU MÉDICO FOI NEGLIGENTE OU NÃO, MAS FIQUEI MUITO CHATEADA COM ELE DEPOIS DE TER LIDO OS RELATOS NA NET SOBRE ESTE PROBLEMA E NÃO TER TOMADO MEDICAMENTO ALGUM E NEM TER FEITO REPOUSO. PARA TEREM UMA IDÉIA NESTE PERIODO TODO DA GRAVIDEZ FIZ PILATES, DUAS MUDANÇAS, ACOMPANHEI A OBRA DA MINHA CASA DESCI E SUBI ESCADAS VÁRIAS VEZES POR DIA E DIRIGI MUUITOOO. SÓ PODE SER DEUS,TENHO FÉ QUE VAI DAR TUDO CERTO E VOU CHEGAR NAS 38 SEMANAS.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber como foi o parto da Ana Glaucia e o desfecho do final da gestação. Estou passando pela mesma situação e não encontro relatos referentes ao final da gestação de mães que tem o colo curto e risco de parto prematuro. Gostaria de fazer parte e também relatar minha situação e poder trocar experiência om outras mães que estão passando por esta dificuldade que causa muita ansiedade e medo.
    Mari Padilha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou com 16 semanas e fiz uma cerclagem no ultimo domingo , também estou procurando por maezinhas que tem iic , mas não há muitos relatos , inclusive do final da gestação e como foi o repouso , se foi realmente absoluto , minha medica disse que eu poderia voltar ao meu trabalho ontem,estou na duvido se vou , voce ja está de quantas semanas e quero saber se fez a cerclagem e quais foram suas recomendaçoes ? aguardo.

      Excluir
  6. Olá.....eu tbm passei pelo mesmo problema de colo curto na minha primeira gestação.... minha filha nasceu de 32 semanas pesando 1.555kg....mas acredito q meu medico foi bastante negligente...descobri q meu colo havia baixado com 29 semanas e ñ tomei medicamento nenhum pra tentar segurar o bb, apenas o celestone....ñ foi facil... fiquei com ela 45 dias na UTI até ela pegar peso....mas graças a deus hj ela esta com 5 aninhos e é perfeita, linda, super inteligente. Hoje estou encarando uma segunda gestação e estou com 27 semanas, até então esta td bem....mudei de medico e ele esta fazendo de td pra tentar evitar um parto prematuro novamente....estou usando progesterona via vaginal e com 30 semanas vou tomar o celestone por precaução....peço mto a deus q dessa vez eu consiga chegar aos 9 meses...o medo é grande mas....ah e agora é um menino...rsrs

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Aline. Tb estou com 27 semanas, usando progesterona e mantendo repouso o máximo possível. Já fiz uso do celestone... na última eco meu colo estava 20mm... tb estou pedindo a Deus que continue abençoando minha gestação e que minha princesa venha no tempo certo. Realmente é mto difícil estar com medo de um parto prematuro e sem saber como será até o final, mas temos que pedir socorro em Deus e acreditar na sua misericórdia... Já fez a medida do colo nesta gestação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passei pelo mesmo problema.
      com 24 semanas estava com 1 cm de dilatação e colo 1,7cm.
      entrei em repouso, usei progesterona e tomei medicamento para não ter contração (que eu não sentia, mas a médica falou que eu tinha).

      Mudei para a casa da minha mae, para poder ficar deitada e não ficar sozinha. No meu trabalho todos me crucificaram, falaram que eu era mole, que gravidez não é doença, esta parte foi muito difícil. sofri um "bulling materno".

      Mas dei a volta por cima. Cheguei as 36 semanas, com 5 cm de dilatação, ainda de repouso. Sai do repouso e ele nasceu um dia depois com 2.400, de parto natural, quase não senti dor, saudável e saimos do hospital juntos.

      A minha história teve um final feliz.
      Desejo o melhor para todas vocês!

      Excluir
    2. Ana, estou com 24 semanas e o colo de 1,9cm, meu médico me afastou por 30 dias e passei a tomar progesterona. É dificil mesmo com relação ao trabalho, quem nunca passou por isso simplesmente não entende que mesmo sem estar doentes e nem o bb precisamos fazer repouso. Se Deus quiser a Valentina ficará bem quietinha até pelo menos 37 semanas!

      Excluir
  8. Olá tbm passei por isso ...sendo que no meu primeiro parto não desconfiei porque tinha problema na tireóide mas hj tenho certeza que foi ii c conclusão meu filho Pedro nasceu com 30 semanas e ficou 42 dias na neonatal, bem fiz um longo tramento e fui liberada para engravidar ...engravidei do meu segundo bebe e o médico verificou um colo muito curto.Fiz repouso absoluto e Davi nasceu 35 semanas quase 36...uma grande vitória ficou 8 dias na neonatal. Se soubesse teria feito a cercl agem, mas graças a Deus final feliz! Estou aqui com meus príncipes lindos.Força e fé! Tudo vai ficar bem!


    ResponderExcluir
  9. Olá, tenho 21 anos e já passei duas vezes por essa situação... Infelizmente não consegui ficar com meus bebês pois o primeiro, meu Danilinho, ficou apenas alguns segundos vivo
    ;(, nasceu de 22 semanas com 450 gramas. Depois de seis meses descobri que estava grávida novamente,e foi pior, pois o médico disse que o que eu tive foi que meu primeiro bebê não se formou direito e simplesmente aconteceu um aborto espontâneo, só que não foi bem assim... Minha segundo gravidez foi super tranquila, eu fazia todo mês os exames e sempre estava tudo bem, até que um dia comecei a sentir muitas dores nas costas, e na hora de urina saia um muco esverdeado que nem o do nariz, pesquisei e descobri que isso acontece quando estamos em trabalho de parto. Alguns dias depois fui fazer o morfológico e comentei a situação com a médica, ela rapidamente fez um UT e descobriu que eu estava com quase 9 de dilatação, sendo que eu estava com apenas 23 semanas de gestação... Era um menino meu Felipinho... Fui para o Hospital, fiquei internada 1 semana em repouso absoluto, só que minha situação piorou, além de estar passando por aquilo, eles pediam para eu trocar toda hora de maca, fazendo movimentos bruscos o que não podia por causa da minha situação... Quando eu completei exatamente 24 semanas, comecei a sentir dores eram 20:00, pedi para a enfermeira chamar um médico, sabe que horas foi aparecer? 8:00 da manhã do dia seguinte, SIM, acreditem! Minha bolsa tinha acabado de estourar e as enfermeiras falavam que era apenas uma "rachadura" sendo que o chão estava repleto de água e a minha maca também, por causa dessa pequena rachadura demoraram para fazer meu parto, depois de quase 2 horas me desceram e me deixaram em uma sala pré-parto, pois o único médico que tinha estava fazendo um parto. Resumindo, eu senti muita dor e fiz meu parto sozinha, o bebê nasceu primeiro com as perninhas, eu gritei e depois de alguns minutos as enfermeiras aparecendo me ajudando a fazer a pequena parte que restava do parto... Quando o bebê estava saindo senti ele se mexer, porém, ele ficou sufocado com a cabeça dentro de mim, pois não tinha mais forças, a demora foi tanto que ele nasceu morto.
    Fiquei com muita raiva, pois primeiro o médico disse a gestação toda que estava tudo bem... Segundo que eu estava internada em um hospital que é considerado muito bom aqui na região que eu moro, e ainda por cima tenho convênio e não é barato, o mínimo que eu exigia era que por estar em um hospital me dessem um pouco mais de atenção, e não me largassem em uma sala pré-parto e eu fazer meu parto SOZINHA!
    Tudo isso foi um pesadelo para mim, eu realmente tenho muita vontade de engravidar e ter meu bebê, é um sonho, mas devido ao que passei tenho muito medo.
    É bom saber que não estou sozinha nessa, e conseguir apoio com outras guerreiras que sabem muito bem o que é isso.
    Obrigada, por compartilharem suas histórias e fico realmente muito feliz por todas vocês que conseguiram vencer :D...
    Isso que eu fiz aqui foi mais uma espécie de desabafo, pois estou guardando comigo já fazem 1 ano e 7 meses.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que triste sua historia.... Mas acredite Deus esta cuidando muito bem dos seus anjinhos... tudo dará certo

      Excluir
    2. Deus reserva maravilhas para sua vida!

      Excluir
    3. Procure um advogado e processe este hospital. Para evitar que ocorra com outras pessoas. Muito triste sua história, mas Deus é maior, vai da tudo certo.

      Excluir
    4. Procure um advogado e processe este hospital. Para evitar que ocorra com outras pessoas. Muito triste sua história, mas Deus é maior, vai da tudo certo.

      Excluir
  10. E qual foi o desfecho da história? Correu tudo bem?

    ResponderExcluir
  11. Nossa não tinha noção de tudo isso...
    Semana passada minha medica me disse que eu estou com o colo baixo mas não aberto...só que não me orientou, disse que eu tinha que fazer caminhada, dançar, ou seja, me movimentar...agora estou em duvida.

    ResponderExcluir
  12. Tenho o colo curto..estou de repouso desde as 28semanas.. amanha completo 36. Mt ansiosa pra ve minha primcesa Nicolly *-*. Tenho sentido mts dores na vagina como se fossem facadas"e tbm estou tendo contracoes..mas tenho fé qe ela vai aguenta pelo menos mas uma semana.

    ResponderExcluir
  13. Tive alguns sangramentos e acabei indo parar no hospital. Na última vez o médico diagnosticou iic, me disse pra ficar em repouso e usar progesterona, mas meu colo está normal no ultra-som. Alguém já teve isso? Estou com 25 semanas e super preocupada.

    ResponderExcluir
  14. Olá! Me Chamo Sulenir, estou na minha terceira gestação.
    Já tive dois abortos anteriores, onde os médicos não me disseram nada sobre a doença Trombofilia. Não contente com a ideia de não saber o por que não conseguia gerar meus bebês, procurei um terceiro médico. Este porém muito atencioso, leu todos os meus exames e me indicou ILP, e utilização da Clexane (anticoagulante). Graças a ele consegui engravidar pela terceira vez e quando ouvi pela primeira vez o coraçãozinho batendo senti uma vontade imensa de chorar pois nas vezes anteriores não consegui chegar até este estágio, pois não consegui gerá-los. Durante a primeira US veio mais uma alegria, eram dois bebês, dois saquinhos gestacionais, porém um não tinha batimentos cardíacos. Ao mesmo tempo que saí feliz do consultório, tambem saí preocupada, pois queria que os dois tivessem batimentos.; 3 dias depois acordei com um pequeno sangramento, liguei para o meu médico e ele me mandou ir para o hospital para verificar um possível descolamento, quando fiz a US descobri que não era nada mas para minha supresa o segundo feto já tinha batimentos cardíacos, quase não me contive de tanta felicidade. As semanas seguintes foram bem tranquilas, usando clexane, progesterona, e vitaminas para o desenvolvimento saudável dos bebês. O primeiro morfológico fiz com 12 semanas, estava tudo perfeitamente normal. No dia 19/05/14, com 23 semanas de gestação (estava me sentindo muito bem), fui fazer meu segundo morfológico, e um susto! Colo uterino com 1,4 cm. O dr me orientou a ficar em repouso e voltar a usar a progesterona utrogestan e tambem um controlador de pressão que conforme o dr. tambem serve para reduzir as contrações. O único sintoma que sinto, conforme li no blog, são algumas pressões na pelve, que antes achei que fosse os bebês se mexendo. Estou muito preocupada, pois o dr me disse que terei que revê-lo em 1 semana para verificar se o colo continua com 1,4cm ou se aumentou. Meus bebês tem 27 e 29 cm e pesam cerca de 600gr cada. Tenho muito medo de que eles venham muito antes da hora. Mas fiquei muito feliz ao ver que mais mamães já passaram por isso e conseguiram chegar a um final feliz.
    Bom, tudo esta no começo, mas espero tambem chegar a um final feliz, com meus bebês saudáveis e em meus braços. Deus ajude para que eu consiga chegar no mínimo em 34 semanas.
    Obrigada pelos comentários das outras mamães, eles me ajudaram muito a ficar um pouco mais tranquila.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia! Cada semana que segue é mais uma vitória. Estou com 25 semanas e meia e lutando com todas as forças para chegar no máximo de semanas possível.

    ResponderExcluir
  16. Desculpa mas nao estava conseguindo publicar meu comentario primeiramente parabens a todas por continuar respeitado o repouso e segundo sem voce fazer esse sacrificio nao seria nada pela vida dos nossos futuros bebes parabens. Desculpa por resumir minhas trajetoria que ainda nao acabou pois estou hoje com dois dias em casa cheguei ontem do hospital depois de 52 internada pela IIC mas a primeira batalha ja vencir pena que ainda nao acabou entrei na internet e fui ver relatos que parecia com o meu sim tem muitos mas vamos la bem estava gravida de 3 meses aqui em Franca fui para as consultas que todas as mulheres fazem dia 11 de abril 2014 e fui pegar de supresa quando ela me falou que meu colo de utero estava 10mm mandou eu ir para minha casa durante 11 e 12 de abril uso de progesterona e repouso somente ir no banheiro e retorna com ela dia 13 no mesmo mes ok voltei dia 13 e falou para mim e meu marido que meu colo estava 6mm e era preciso ficar internada chorei muito pois aqui na Franca somente eu e meu marido mas fiz tudo o que ela determinou e hoje eu aqui estou na minha casa depois de 52 dias internada no hospital de Franca meu bebezinho pesado 1739g meu colo de utero TC 17 mm nas 31 semanas e 2 dias na proximas quarta faco 32 e retorno com a doutora as 34 semanas para me examinar novamente gente desculpa por resumir tenho muito coisa a dizer mas nesse momento quero dizer a todas que estao passando por isso e quem pesquisar em outra forte de informacao NUNCA DESISTAR POR ISSO E PELO SEU FILHO DESCULPA FUTURO FILHO E JAMAIS PERCA A ESPERANCA POR TUDO ISSO DEPENDE PRIMEIRO DE VOCE E COM AUXILIO DOS MEDICOS E CLARO SUA DETERMINACAO NOS CONSEGUIREMOS TUDO E NUNCA LEIA COISAS FEIAS . BOA SORTE A TODAS UM ABRACO

    ResponderExcluir
  17. Boa noite! Minha história apenas começou, com 27 semanas e 5 dias, depois de 3 semanas em casa em repouso e mais 4 dias no hospital com medicação na veia, minha bolsa rompeu durante a noite, mais precisamente as 02:20h do dia 12 de junho de 2014. As contrações foram aumentando rapidamente, em pouco tempo meus gêmeos já estavam nascendo, As 04:30h da manhã, já estava no centro cirúrgico em trabalho de parto. Porém minha bebezinha não conseguiu nascer de parto normal, então tiveram que urgentemente me anestesiar e iniciar a cesárea, Uma hora depois, nasceram meus pequenos, a menina com muita dificuldade e bastante machucada, pois teve que ser empurrada novamente para dentro do útero para ser retirada pela cesárea, pesando 920g, logo em seguida nasceu meu menino, um pouco melhor, mas pesando apenas 855g,
    Agora estão na CTI Neonatal, em estado grave, porém regular.
    Ainda terei muitos meses, e muitas batalhas para lutar junto com meus pequenos guerreiros.
    Mas não posso desistir! Sei que Deus está comigo, por que foi ele quem me deu esses dois anjinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade nao desistar ok porque onde eu Moro aqui na Franca conhecir uma Madame que tambem tever esse Maemo e aguardar os bebezinhos dela muito forca Deus estar com Vc accreditation ok um abraco

      Excluir
  18. Oi Gente! Sulenir, como estão seus BBs??? Ao ler tantos depoimentos, me deparei com os seus e fiquei bastante preocupada...
    eu tive 3 filhos... primeira gravidez normal, parto cesárea por causa de eclâmpsia. Segunda passei na cama, tive sangramento, tomei remédio pra segurar... muitas, muitas dores! Tinha contrações de tempos regulares nos últimos 15 dias antes do parto! Mas levei até o fim... nasceu com 38 semanas, de cesárea marcada devido ao meu histórico. Dois meninos lindos e saudáveis, hoje com 7 e 5 anos. E eu não queria mais filhos... devido às dificuldades na minha segunda gravidez. Até pensamos em adotar uma menininha. Mas a vontade de Deus falou mais alto e a nossa menininha veio... Descobri que estava grávida no início de 2013. E começou tudo de novo... muitas dores... infecção urinária novamente (como na segunda gravidez)... pressão alta... e dois filhos pra cuidar!!! Passei dias trabalhando pra fazer o chá de fraldas da minha pequena Rebeca... afinal, a hora se aproximava. Fiz uma ultra numa quinta-feira... e a médica me disse assim: "talvez vc tenha um parto prematuro, pq seu útero está muito fino, então tente segurar por mais umas 2 semanas pq os pulmões da bb ainda estão muito imaturos". Fui pra casa! Na sexta-feira subi e desci de cadeiras até as 23 horas decorando a sala pro chá... tive dores a noite toda. Às 5 da manhã comecei a ter contrações. às 7 horas, a bolsa rompeu. Eu não tinha nem arrumado uma mala pra mim! Gritava pro marido do banheiro "pegue isso, pegue akilo" e assim fomos pro hospital, que fica a 5 min daqui. Realmente seria prematuro! Eu estava com muita dilatação e com contrações... e o pior de tudo: meu médico negligenciou todo o meu histórico e eu não tomei as injeções pros pulmões do bb. Ele sequer estava na cidade neste dia. Quem fez o meu parto foi o plantonista!
    As palavras dele ao abrir "pudera vc ter tanta dor, olha só o estado desse útero. Se vc não optasse pela laqueadura, eu mesmo iria indicar, pq outra gravidez seria de altíssimo risco pra vc" E às 9:00 nasceu minha pequena... bem gordinha!!! 2,500kg. Mas sem respirar!!! Foi direto pra UTIneo. Ficou no cpap por 12 dias. No capacete por mais 3 dias... Graças a Deus não teve nenhuma complicação e nem ficou com sequelas! Hoje ela está linda e saudável. Dia 5 de outubro ela fará 1 aninho!!! Eu tive câncer, fui diagnosticada ESTÉRIL, engravidei... e tenho 3 filhos lindos! Graças a Deus!!! A gente passa por perrengues nessa vida, mas tudo tem um propósito! Nunca percam a fé!

    ResponderExcluir
  19. Olá, meu nome é Isabella e estou passando por uma situação parecida...
    Há 5 anos, fiz uma conização, onde perdi praticamente meu colo todo, pois o médico retirou uma parte grande para ter uma margem de segurança maior.
    Em maio deste ano, descobri que estava grávida e contei ao meu GO sobre meu problema, pois além de não ter o colo, tenho problemas de ovários policísticos e hipotiroidismo, mas ele falou que com os devidos cuidados, teria uma gravidez tranquila e que mais pra frente faria uma cerclagem.
    Estou fazendo o acompanhamento direitinho e como nunca tive nenhum sangramento ou qualquer dor, o médico foi adiando a cerclagem para 20 semanas, mas na hora da cirurgia, foi constatado que meu colo está tão fino que é impossível de se dar os pontos da cerclagem.
    Estou com apenas 21 semanas e o médico orientou que eu faça repouso (não pegar peso, fazer esforço, serviços de casa, dentre outras coisas), contudo, não é necessário que eu fique só na cama, posso ter uma vida tranquila, tomando utrogestam, materna e inibina caso sinta contrações.
    Confesso estar com medo, pois mesmo estando fazendo tudo direitinho, ainda é muito cedo para sentir qualquer coisa, pois meu bebê não tem chance de sobreviver fora do útero.
    Peço a Deus que cuide de nós e que permita que tudo continue bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como foi sua gestação? Estou com 15 semanas e passando pelo mesmo problema... Elenai

      Excluir
    2. OLA, ISABELA GOSTARIA DE SABER SE VC CONSEGUIU CHEGAR AO FINAL DA SUA GESTACAO,POIS EU TENHO ESSE MESMO PROBLEMA.

      Excluir
  20. Bom dia. Meu nome é Paola e estou na 18ª semana de gestação. Na minha primeira gestão fiz a cerclagem com 23 semanas tendo em vista o encurtamento do meu útero. Fiz repouso absoluto e meu filho Cauã que hoje está com 9 anos é completamente saudável.
    Porém , hoje acordei insegura, pois estou com medo, ainda não fiz a cerclagem, porém com uso contínuo de progesterona.
    O que me assusta é que há mais de 9 anos a medicina não evoluiu neste aspecto. Nada mudou, não existindo recursos mais eficientes para gestantes portadoras de IIC.
    Nesta gestação não terei condições de fazer repouso absoluto, e isso me preocupa muito.
    Rezo todos os dias para que Deus me ajude, e que passe logo os dias para que minha filha Betina chegue ao mundo com toda saúde do mundo.

    ResponderExcluir
  21. Eu acordei e fui fazer xixi e aí já vi que estava sangrando. No dia anterior eu tive consulta de pé natal e estava td bem. Eu havia feito o ultrassom morfológico na semana anterior. Me arrumei e fui ao médico. Lá expliquei td e a moça disse q eu não poderia passar no go sem consulta marcada e q deveria ir em outro hospital.
    Fui ao outro no ps e la fui muito bem atendida e td muito rápido. Assim q a médica foi me examinar me disse: hum tempos um problema, sei colo está abrindo, vc treta de ser internada urgente.
    Ela me explicou que eu tinha IIC e como eu estava com apenas 24 semanas, se nascesse meu bebê não sobreviveria.
    A intenção era segurar ao menos até 28 semanas para que o bebê tivesse 1kg e conseguisse resistir.
    Eu chorava muito com medo de perder minha filha.
    fui internada, de pernas levantadas e repouso absoluto, não podia levantar nem para fazer xixi, era tudo na comadre. E recebia muitos medicamentos. Foi uma fase bem difícil mas eu faria quq coisa para ter minha filha bem
    Apos 23 dias de internacao, comecei a sentir as contrações e entrei em trabalho de parto.
    a Giovanna nasceu no dia 22/03/2015 com 27 semanas apenas.
    Está na UTI neo do hospital. Todos os dias vamos visita-la. Ela está linda e parece muito forte.
    Agora é orar e ter paciência. Não vejo a hora de a minha filha poder sair de la e ir comigo para casa cheia de saúde!

    ResponderExcluir
  22. Estou passando pelo mesmo problema e graças a Deus não tive sangramento e nem perda de líquido. Com 23 semanas foi diagnosticado a IIC. Fiquei 20 dias de repouso absoluto em casa. Nesta semana senti uma forte dor no baixo ventre e ao ser examinada pela minha GO vimos que o colo do útero está dilatado. Foi solicitado minha internação de urgência e agora estou aqui, com 25 semanas e o coração nas mãos, rezando muito para dar tudo certo com o meu anjinho Rafael!

    ResponderExcluir
  23. Passei por isso meninas e consegui ter minha linda Filhota hoje ela tem 1 ano e 9 meses, segue meu depoimento http://versaomae.blogspot.com.br/2015/04/gravidez-de-alto-risco-icc-deu-tudo.html tenham fé, esperança e muito repouso que tudo da certo!

    ResponderExcluir
  24. Oi estou passando pela cerclagem pela terceira vez. Essa é a quarta gravidez o primeiro BB nasceu com 26 semanas e não resistiu. Logo depois engravidei do segundo é então com 25 semanas de gravides descobri q tinha icc fui internada imediatamente e correu tudo bem meu filho q hoje tem 9 anos nasceu com 39 semanas q Maravilha. Depois de quatro anos outra gravides q também fiz a cerclagem correu tudo bem meu bebe nasceu com 39 semana s mais depois de 8 meses de nascido ele faleceu 😭.... Agora estou gravida de novo depois de 5 anos ja fiz cerclagem to de 27 semanas mais doi demais meus pontos quando meu bebe mexe to morrendo de medo choro tantoó ontem por mim 😢

    ResponderExcluir
  25. Oi estou passando pela cerclagem pela terceira vez. Essa é a quarta gravidez o primeiro BB nasceu com 26 semanas e não resistiu. Logo depois engravidei do segundo é então com 25 semanas de gravides descobri q tinha icc fui internada imediatamente e correu tudo bem meu filho q hoje tem 9 anos nasceu com 39 semanas q Maravilha. Depois de quatro anos outra gravides q também fiz a cerclagem correu tudo bem meu bebe nasceu com 39 semana s mais depois de 8 meses de nascido ele faleceu 😭.... Agora estou gravida de novo depois de 5 anos ja fiz cerclagem to de 27 semanas mais doi demais meus pontos quando meu bebe mexe to morrendo de medo choro tantoó ontem por mim 😢

    ResponderExcluir
  26. Meninas Bom Dia!

    Estou realmente assutada! Estou grávida de 17 semanas e meu colo está com 2,7 diante de todos esses relatos já fico me imaginando com 20/25/28 semanas epensando em que medida estará o colo. É normal ter o colo nessa medida apenas com 17 semanas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí? Como foi? Minha irmã tá na mesma situação.

      Excluir
  27. Eu estava esperando uma menina, Maria Alice. Com 23 semanas fui fazer a morfológica e meu médico constatou que meu colo do útero tinha 1,29 cm. Me receitou Progesterona e disse "vida normal ". 3 dias depois eu entrei em trabalho de parto. Quando liguei para ele informando das dores ele me receitou um relaxante muscular e disse que era assim mesmo.
    Fui em outro obstetra e ele viu que minha bolsa já estava descendo.
    As 20:20 minha bebê nasceu. Com 575 gramas, uma lindona. Viveu por três dias, mas o pulmão não estava bem formado ainda.
    E isso que fiz uma fertilização in vidro. Agora não sei se tento de novo, tenho muito medo.

    ResponderExcluir
  28. Estou com 20 semanas de gestação, com 2 cm de dilatação estou usando progesterona, gente estou com muito medo de perder minha bb. Eu que aguentar ate as 28 semanas para ela sobreviver.

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde, estou na minha segunda gestação. Minha primeira foi tranquila, porém minha filha nasceu com 34,4 semanas e hoje tem quase 5 anos...esperta e perfeita. Estou internada a 40 dias em repouso devido a ser diagnosticada com 20 semanas com colo curto, afunilado, bolsa protrusa ( bolsa para fora) e 3cm de dilatação. Estou hj com 26 semanas, tomando apenas Ultragestam e Buscopam para evitar contrações, mas sem sintomas. Sinto que estamos vencendo esta batalha dia após dia e tenho certeza que chegaremos mais que 32 semanas! Acreditem e sempre pensem em coisas boas. Deus sempre faz o melhor a nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana como foi o desfecho? Dia 28 de dezembro de 2016 meu bb nasceu com os mesmos sintomas q vc, em menos de uma semana meu colo do útero começou a se abrir e eu estava com 23 semanas e 2.5 de colo ainda em menos de dias ele se abriu todo na quarta feira dia 28 ele nasceu com 600grs e 29cm e faleceu no domingo pois pela prematuridade ele não tinha os pulmões e rins bem formados .. meu e te no Mathias..

      Excluir
  30. Nossa me identifiquei mt com essa relato tb a parte do tão sonhado chá de bebê e book de gestante ao contrário dela tive uma menina e não foi prematura ela adiantou mais um adiantamento normal depois de guase 11 anos agora casada com o pai da minha filha no nosso apto pagando mais algo q é nosso minha filha louca por um bebê e é menino cm nós queríamos sangrei e veio iic com 21 semanas meta 34 semanas repouso absoluto eu 33 semanas chá de frauda minhas colegas fizeram aqui em casa um book gestante não posso fazer mais em nome de Jesus farei um depois eu meu esposo é meu casal de filhos td honra e Glória seja dada a Deus amém

    ResponderExcluir
  31. Nossa me identifiquei mt com essa relato tb a parte do tão sonhado chá de bebê e book de gestante ao contrário dela tive uma menina e não foi prematura ela adiantou mais um adiantamento normal depois de guase 11 anos agora casada com o pai da minha filha no nosso apto pagando mais algo q é nosso minha filha louca por um bebê e é menino cm nós queríamos sangrei e veio iic com 21 semanas meta 34 semanas repouso absoluto eu 33 semanas chá de frauda minhas colegas fizeram aqui em casa um book gestante não posso fazer mais em nome de Jesus farei um depois eu meu esposo é meu casal de filhos td honra e Glória seja dada a Deus amém

    ResponderExcluir
  32. Juliana lê o meu relato eu tomo utragestam e inibina mais não tenho bolsa para fora

    ResponderExcluir
  33. Juliana lê o meu relato eu tomo utragestam e inibina mais não tenho bolsa para fora

    ResponderExcluir
  34. Estou grávida do meu segundo filho. Estou de 13 semanas. Na minha primeira gestação, há 3 anos e meio, tive bolsa rota. À gravidez estava tranquila, sem sangramento ou dor. Com 21 semanas minha bolsa estourou. Fui internada em repouso absoluto. Meu GO da época me disse que nada podia fazer e que eu entraria em trabalho de parto a qualquer momento. Não entrei. Fiquei internada até completar 25 semanas. Então, comecei a ter um sangramento intenso. Precisei de transfusão. Meu colo abriu. Fizeram uma cesaria de emergência. Meu filho nasceu com 800g. Viveu por 6 dias. Foi muito difícil. Mudei de GO. Comecei a passar com o diretor da unidade intensiva de internação de gestantes onde eu havia ficado. 3 anos depois decidi engravidar, com muiiiiitoooo medo. Vou fazer a cerclagem nas próximas semanas. Tomo, desde o início, progesterona. Vivo cada semana. Vamos ver no que vai dar.

    ResponderExcluir
  35. Meu tubo foi amarrado no ano de 2000 já sine eu conheci o meu novo amante que tenho estar tentando ter um filho para ele e ele não ser fácil e quando eu fui ao médico, ele me cobrar a soma US $ 5000 a desamarrou o tubo que i não tem, durante o processo de i encontrou-se com um amigo que me apresentar ao Dr. Príncipe Idialu suplemento de ervas que eu pedir para uma garrafa com a fé antes que eu pudesse terminar a primeira garrafa surpreendentemente eu engravidei exatamente 1 mês e 2 semanas naturalmente, sem qualquer cirurgia para ajudar ou mais informações entrar em contato com ele através de: princeidialu@outlook.com ou ligue para +27731260143

    ResponderExcluir
  36. Olá, Dr. PRÍNCIPE, não tenho palavras para expressar minha gratidão, Dr. PRÍNCIPE ... Eu lutei com questões de infertilidade há mais de uma década. Meu Gyn disse há um ano que um dos meus tubos estava bloqueado, e tinha insistido que a FIV era a única opção deixada para mim. Eu estava desesperado e devido à minha idade relativamente avançada (eu tinha 38 anos atrás) e os 2 cistos ovarianos que estavam me dando inferno, que eu seria sem filhos. Meu marido e eu decidimos que continuaremos lutando como eu li muitas histórias sobre os efeitos colaterais, quase desistimos e, em seguida, eu encontrei o seu contato e enviado por e-mail à ordem, eu imediatamente encomendado seu produto e começou a tomar a medicina herbal Depois de um Mês e uma semana de tentar eu fiquei grávida com meu primeiro menino. Eu acho que isso não é nada menos que um milagre! Obrigado por tudo, para pedir contato ele via: princeidialu@outlook.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...