quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Bebê de risco tem acompanhamento gratuito em Rio Claro, conheça!

Ano passado, compartilhei com vocês o CRAID, um centro de especialidades para acompanhamento de bebês de risco aqui em Curitiba (leia mais AQUI). E não é que descubro mais um atendimento de excelência espalhado por esse Brasilzão!

A fonoaudióloga Ana Elisa Gouveia, de Rio Claro, interior de São Paulo, nos apresentou o Programa de Bebê de Risco, que funciona na cidade desde 1982, por iniciativa da prefeitura da cidade.

O acompanhamento de um bebê que foi prematuro (ou de risco por outras razões) por uma equipe multiciplinar em centros gratuitos ainda não é um padrão em todas as cidades e estados do país. O que é uma pena. Mas fico muito feliz em poder prestigiar serviços de excelência e gratuitos, para resguardar a saúde de nossos pequenos guerreiros.

Abaixo segue um texto escrito pela própria Ana Elisa apresentando o Programa Bebê de Risco. Parabéns pelo lindo trabalho!


O bebê que apresentou condições que podem ser prejudiciais ao seu desenvolvimento na gestação, durante o parto e/ou após o nascimento é denominado de risco. Prejuízos no desenvolvimento podem ser minimizados se houver um atendimento precoce por uma equipe multidisciplinar a este bebê.

É nesta direção que o Centro de Habilitação Infantil de Rio Claro se colocou a realizar este trabalho com início em 2000, constatando a importância de receber a criança o mais precocemente já que percebíamos alguns encaminhamentos tardios a esse serviço de intervenção. E assim nasceu o PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO AO BEBÊ DE RISCO.

Nosso programa é composto por duas equipes de trabalho com profissionais da área de Assistência Social, Pedagogia com especialidade em Visão, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem e Pediatria.

O objetivo, portanto é prevenir e detectar precocemente possíveis desvios no desenvolvimento global do bebê ou deficiência para que este possa atingir todas as suas potencialidades dentro do desenvolvimento infantil.

Desenvolvemos assim em equipe um protocolo baseado na escala Bayley que contempla de forma global todas as áreas de desenvolvimento da criança pequena: visual, auditiva, motora e de linguagem. Os bebês passam por essa avaliação trimestralmente com a equipe de no mínimo três profissionais juntos onde realizamos em conjunto orientações individualizadas quanto as fases do desenvolvimento do bebê e a melhor forma para sua estimulação.

Mais recentemente estamos oferecendo para estes bebês e suas famílias atendimento de puericultura com enfermagem e médico pediatra mensalmente.

Nosso trabalho também inclui a promoção e estímulo do aleitamento materno com orientações aos pais dos inúmeros benefícios que esta prática proporcionará ao desenvolvimento e saúde do bebê.

Nosso protocolo abrange o desenvolvimento da criança até um ano. Se este bebê estiver se desenvolvendo dentro do que é esperado recebe alta do programa ao completar o protocolo. Mas é convidado a retornar com a fonoaudióloga aos dois anos para uma avaliação de fala e linguagem. Caso o bebê apresente um atraso significativo ou alguma deficiência (sensorial ou motora) este receberá atendimento de intervenção precoce com profissional indicado pela equipe multidisciplinar.

Atendimento em psicologia também é oferecido às famílias sempre que estas sentirem a necessidade deste acompanhamento durante o processo de avaliação do bebê.

Muitas famílias no início sentiam medo de participar deste programa ou eram desaconselhadas por outros profissionais abandonando assim os atendimentos. Felizmente sentimos que esta realidade tem se modificado à medida que o trabalho tem se mostrado eficiente e conseqüentemente mais valorizado pelos profissionais de saúde em geral.

Nosso Centro de Habilitação Infantil é uma unidade de saúde da prefeitura de Rio Claro - SP especializada na habilitação de crianças e adolescentes de 0 a 18 anos existente desde 1982. Atendemos pessoas com deficiências físicas, sensoriais, com patologias progressivas, má formações e síndromes.


Ana Elisa Jardim Gouveia - Fonoaudióloga
Daniela Cristina Lorenzon - Fonoaudióloga
Giovana Cestaro - Fonoaudióloga
Sonia Cristina Tinos Carrocine – Pedagoga e Instrutora Self-Healing
Erika Regina de Oliveira Colato – Terapeuta Ocupacional
Renata de Araújo Fontanele – Terapeuta Ocupacional
Vania Daniela Ramos da Silva - Fisioterapeuta
Camila Degli Esposti Vitti - Fisioterapeuta
Maria Fernanda Cardoso Teixeira – Psicóloga
Michele Cristina Maccochina – Enfermeira
Juliene Patrícia Antonio – Assistente Social


Na sua cidade também há serviços gratuitos de excelência para o bebê prematuro? Conte para a gente! contato@pequenosguerreiros.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...