sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Estimulando a área perceptiva - Gláucia Gallerani

Primeiro nos perguntamos “o que é área perceptiva?”


É um termo bastante amplo, que engloba desde o desenvolvimento dos cinco sentidos (visão, tato, audição, olfato e paladar), até a aprendizagem de conceitos escolares.

Também gostaria de reforçar, que o desenvolvimento infantil ocorre de uma forma global, ou seja, esta área perceptiva está interligada à área motora, à área emocional e também à parte de evolução da inteligência.

Assim sendo, seguem algumas sugestões e considerações sobre atividades que podemos fazer com nossos bebês e crianças em geral:

- no primeiro semestre de vida do bebê, toda a evolução sensorial, a percepção de estímulos como diferentes texturas, cores, sons, toques, é muito importante. Vá mostrando diferentes chocalhos, estímulos visuais (como celofane, papel de ovo de Páscoa, luzes diferentes), massagens. Só faça um estímulo de cada vez, não sobrecarregue este bebê novinho com muitas informações juntas.

- de 6 meses a 1 ano, este bebê que já se movimenta mais, experimenta as próprias texturas de diferentes tapetes, tatames, ao rolar, arrastar, engatinhar...propicie estas diferenças...ao segurar um chocalho em uma mão, você pode oferecer um segundo, para que ele explore os dois simultaneamente...e após um tempo aparecer com um terceiro para que ele escolha qual largará para alcançar o novo objeto...este é um início de noção de quantidade...Também podemos propiciar objetos mais duros e outros mais molinhos, para o bebê perceber também as diferentes densidades.

- entre 1 a 2 anos o bebê já se interessa por encaixes de pinos, objetos que tampam e destampam, e a partir daí podemos começar a mostrar o que é “igual e diferente”, “dentro e fora”, “em cima e embaixo”...brincadeiras de empurrar ou empilhar cubos também trazem um início de “alto e baixo” e noções de espaço, tamanho e movimento...além disto, movimentos com carrinhos para frente e atrás também mostram o deslocamento de “perto e longe”

- entre 2 e 3 anos a criança já tem um maior desenvolvimento da força, e atividades com massinha e encaixes grandes são bem interessantes, inclusive para a construção de novos objetos...Além disto, toda esta experimentação vem acompanhada de sons e temos por exemplo, brincadeiras com sons de animais e músicas estimulando toda a comunicação e fala do bebê...

- a partir de 3 anos aproveitamos as brincadeiras para ir nomeando cores e formas, além de fazer jogos simbólicos de casinha, caixa de ferramentas de plástico e madeira, e atividades que a criança imita o adulto, muitas vezes se identificando com ele...rabiscos com gizão de cera em lousa vertical ou papel auxiliam também a criança a já ir se situando no espaço que não só o do próprio corpo...

Conforme a criança vai crescendo vamos fazendo jogos com quebra cabeças simples, dominós de cores, formas, tamanhos, metades, memória...Ela começa aos poucos a ter maior noção de tempo, começando a ver a diferença de ontem e amanhã, ou manhã, tarde e noite...

Devemos ter em mente que esta atuação lúdica auxiliará na aprendizagem da escola, ajudando-a na futura e maravilhosa descoberta da alfabetização.

Agora aproveite a diversão!

***Gláucia Gallerani está com novo site: www.oficinadecriancas.com.br

3 comentários:

  1. Ola Monica, não vou comentar sobre o post, mas sim um comentário geral.
    Procurei no blog mas não encontrei nada que falasse sobre início da alimentação do prematuro. Meu bebê está com 5 meses (2 meses e meio corrigidos) e o pediatra disse para esperarmos até mês que vem para iniciar as comidinhas.
    Acredito que esse é um bom tema para acrescentar ao blog.
    Sempre que possível, leio o blog. Parabéns pela sua iniciativa.
    lubernardin@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa que cantinho maravilhos, vou sempre voltar aqui!! Cheguei aqui por meio do post da mamãe Elaine lá no recanto. Cris

    ResponderExcluir
  3. ótimo texto da Gláucia, essas informações são sempre super bem vindas.

    Mônica, obrigado pela sua participação no Recanto, é uma imenso prazer tê-la sempre por lá colaborando e passando pra outras mamães informações super importantes.

    Beijos de toda Equipe Recanto.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...