quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Tampão mucoso e parto prematuro - Just Mommies - tradução


Ontem coloquei um texto sobre trabalho de parto prematuro e fiquei lembrando do tampão. Nós, mães de prematuro e a culpa que carregamos. Acho que passarei boa parte da vida me culpando por não ter reconhecido que o muco que saiu naquela quinta-feira era o tampão. Na minha cabeça aquilo só aconteceria lá pela 36ª semana e levaria o tal do "tempo" para entrar em trabalho de parto.

Quando idealizei o projeto, não imaginava o quão terapêutico seria para mim mesma. Talvez seja até uma forma de terapia que subcoscientemente faço dia após dia, para trabalhar o susto de ter tido um bebê prematuro e tão de repente.

Terapêutico ou não, espero que com a tradução deste texto que encontrei no http://www.justmommies.com/, ajude alguma gravidinha por aí, a identificar a queda do tampão e correr para o hospital para evitar mais um prematurinho no mundo!

Atenção, se você está com mais de 36 semanas, não se assuste, a perda do tampão é normal, sinal que seu bebezão está chegando!

Perdendo o tampão mucoso

O que é o tampão mucoso?

O tampão mucoso é uma concentração de muco como o próprio nome diz! que sela o colo do útero e protege contra infecções e bactérias, fazendo uma barreira protetora para o desenvolvimento do bebê.

Como é a aparência do tampão mucoso?

Algumas mulheres descrevem como sendo parecido com o muco do nariz. Parece como uma bola de meleca, mais espesso e grudento que o muco vaginal normal. Se você estiver muito perto de entrar em trabalho de parto, poderá notar coloração rosa, marrom ou vermelha.
O meu realmente parecia com muco nasal, daqueles bem grossos, de quando estamos no final de um gripe (desculpe, é nojento, eu sei). Tinha a coloração amarelo mais escuro, sem nenhuma mancha rosa, marrom ou vermelha. A quantidade dava cerca de dua colheres de sopa, lembro de ter ido ao banheiro e ao me enxugar, saiu quase o suficiente para encher minha mão em concha.

Se você notar a queda do tampão antes da 36ª semana, procure um médico na hora.

Quando seu corpo se prepara para o parto, seu colo do útero dilata e fica mais fino. Enquanto o colo do útero abre, o tampão mucoso pode cair, o que é sinal de que o parto está muito próximo, pode levar dias ou semanas. A maioria das mulheres não perde o tampão de uma vez só, mas sim fica perdendo durante dias. Pode-se notar, nestes casos, que o a secreção vaginal aumenta muito.
No meu caso, o tampão caiu na quinta-feira e até domingo, quando procurei o hospital com "cólicas" (que eram na verdade contrações), continuou saindo uma secreção abundante.

Fonte: www.justmommies.com%2Farticles%2Fmucous-plug.shtml&anno=2

Assistam também este vídeo que mostra bem a consistência e tamanho do tampão, como já dito, a coloração pode variar.

3 comentários:

  1. Eu perdi dois bbs o mais recente estava com aproximadamente 27 semanas de gestação me lembro que começei com muita secreção vaginal que com o avançar da gestação estava aumentando cada vez mais só que eu não sabia que o que eu estava perdendo era meu tampão mucuoso, sempre pesquisava na net sobre secreção vaginal na gravidez e pelo que eu lia era normal com o avanço da gestação ir aumentando a quantidade de secreção, nas consultas de pré-natal eu sempre relatava para a médica que estava com muita secreção e ela me dizia que era normal, então eu nem me preocupava as vezes eu conversava muito com minha mãe e ela dizia que era normal que até com os animais era ssim também.
    Na verdade eu estava perdendo meu bb e não sabia, entrei em trabalho de parto muito prematuramente, tive um parto muito difícil porque meu bb estava transverso, mas com ajuda da médica ele nasceu de parto normal, porém nasceu morto.
    no dia 18 desse mês vai completar 10 meses que eu o perdi e para mim parece que aconteceu tudo ontém, pois a tristeza e a dor que sinto por ter perdido meu filho chega a ser gritante dentro de mim.
    Meu outro bb eu perdi em um aborto espontâneo estava com aproximadamente 14 semanas de gestação.
    Acho muito importante que as mães tenham aceso a esse tipo de informação pois quantas perdas poderiam ser evitadas se esse conhecimento chegasse até elas. O meu caso mesmo é um exemplo pois se eu soubesse que estava perdendo meu tampão talvez eu não estaria tão angustiada como estou agora.
    Parabéns a esse bolg, achei aqui um excelente trabalho. vou passar a segui-los pois quero estar por dentro de todas as informações propostas por vcs.

    ResponderExcluir
  2. Olá , desde ontem precebi que tem saído uma secreção com aparência gelatinosa meio amarelada a quantidade é bem pouca e não é sempre que sai , estou com receio de ser o tal tampão , se amanhã continuar vou proucurar o pronto socorro , alguém saberia me dizer se tem algo que se pode fazer para que esse tampão não saia ???

    ResponderExcluir
  3. Ola,na noite passada estive aqui para ler e acabei percebendo que estava perdendo o tampao fui ao medico ele me trasferiu para a maternidade para ser avaliada melhor quando chegei a ser atendida eram 23:00 horas da noite sendo que chegei as 18:30 nao me atenderao antes por eu estar com apenas 34 semanas mais eis que quando me esaminaram virao que eu estava com 2 cm de dilatacao que estava em trabalho de parto mais oque fizeram quase me enloqueceu disseram que nao teria lugar para o meu bb agora estou em casa de repouso tomando remedio para ve se o bb espera pelo menos 2 a 3 semanas. Qualquer coisa relatarei a voces. Dayane

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...