terça-feira, 12 de julho de 2011

Incompetência istmo-cervical e o parto prematuro

Projeto Pequenos Guerreiros, por um pré-natal responsável sempre!

- E o que aconteceu, doutora? disse eu, chorosa, estava tudo tão bem...
- Uma incompetência, provavelmente...

Naquela hora tudo que eu consegui pensar foi: pqp, até meu útero é incompetente! Eu sabia, por alto, do que se tratava. Tinha lido uma coisa ali outra acolá, durante a gestação. Sabia também que podia ser feita a cerclagem (costura do colo do útero). Quer dizer, sabia mais ou menos, né. Não sabia do "detalhe" que com 27 semanas não poderia mais fazer.

O nome é cruel. In-com-pe-tên-cia. É como se você, naquele momento extremo, fosse incapaz de fazer o que praticamente metade da humanidade costuma fazer com o pé nas costas: gestar por nove meses. Trata-se do "afinamento" do colo do útero que tende a abrir com o peso do bebê. Geralmente é diagnosticado depois de alguns abortos e/ou parto prematuro. Sabendo-se que a gestante tem IIC (a sigla é menos ofensiva que Incompetência Istmo-Cervical), faz-se o acompanhamento por ultrassonografias e uma cerclagem em tempo. Ou o colo pode se abrir rapidamente e culminar num parto prematuro ou aborto. Ainda não sei se foi essa a causa do nascimento prematuro da Bia, se houver uma próxima gestação faremos um acompanhamento mais constante.

ilustração do afinamento do colo do útero
imagem retirada de Google Imagens


Copio abaixo um trecho que uma ótima matéria do site Baby Center, sobre o tema:


O que significa ter insuficiência istmo-cervical?

Ter insuficiência (ou incompetência) istmo-cervical quer dizer que seu colo do útero é mais fraco que o normal, ou que sempre foi mais curto, e que tende a dilatar e afinar sem que haja contrações, só pelo peso do bebê. O grande problema é que a dilatação pode acontecer rápido demais e o bebê nascer muito antes do tempo, ainda no segundo trimestre, quando ainda não tem condições de sobreviver fora da barriga, com menos de 20-22 semanas. É o chamado aborto espontâneo tardio.

Ou então o parto pode acontecer já no terceiro trimestre, mas o bebê ainda é muito prematuro (com menos de 32 semanas de gravidez), o que pode causar problemas à saúde dele.


Como vou saber se meu colo do útero é fraco ou não?

Normalmente, o maior indício é já ter sofrido um aborto tardio ou um parto muito prematuro, sem que houvesse outras causas. O ideal é que, depois da experiência, e antes de engravidar de novo, a mulher converse com o ginecologista e investigue o problema. Se o diagnóstico for feito antes da gravidez, será mais fácil administrar o caso e pensar em procedimentos que evitem perdas (leia o próximo item).

Se o médico considerar que você corre risco de estar com insuficiência cervical, pode pedir ultra-sons transvaginais desde o começo da gravidez para medir o comprimento do colo do útero e procurar sinais de "apagamento" (afinamento). Quanto mais curto estiver o colo do útero, maior é a possibilidade de haver parto prematuro ou aborto tardio, dependendo do tempo de gravidez.

Caso o médico detecte incompetência cervical, pode tomar algumas providências, embora os tratamentos sejam controversos.

Quando a dilatação é observada no terceiro trimestre, o obstetra pode receitar injeções de corticosteróide para ajudar a amadurecer os pulmões do bebê, e orientar a mãe a ficar em repouso absoluto, deitada, para evitar que o colo do útero sofra a pressão do peso da criança.


Ouvi dizer que dá para costurar o colo do útero. É verdade?

Sim. Existe um procedimento chamado cerclagem, ou ainda circlagem, que ajuda a manter o colo do útero fechado. Ele é mais eficaz quando feito em mulheres que sabidamente já sofrem do problema, ou seja, que já tiveram mais de um aborto tardio ou parto prematuro sem explicação. Nesse caso, a cerclagem é feita entre 13 e 16 semanas, antes que as alterações no colo do útero sejam muito visíveis.

Fazer a cerclagem depois da detecção da insuficiência istmo-cervical é mais controverso, porque alguns especialistas alegam que, além de poder não funcionar, o procedimento traz riscos que podem acabar provocando o próprio parto prematuro: infecção, ruptura da bolsa e irritação do útero, causando contrações. Médicos e cientistas ainda estão tentando concluir se os benefícios superam ou não os riscos.


Para ler mais, acesse a fonte: http://brasil.babycenter.com/pregnancy/complicacoes/insuficiencia-colo/

28 comentários:

  1. Putz, cruel esta incopetencia
    Da vontade de chorar ate
    Mas fazer o que?
    Com sorte um dia descobrirao todas as causas do parto prematuro
    Beijos da rita
    Www.botoezinhos.com

    ResponderExcluir
  2. foi exatamente este o problema que tive... bom saber mais sobre ele!

    Flávia Pimentel Mae da Liz

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho isso.
    Perdi em 2009 minha filha com 21 semanas e agora estou grávida, cerclada, de repouso absoluto, com 27 semanas.
    Tudo que eu penso é em ganhar cada semana, comemoro como grandes vitórias que nós duas temos.
    Incompetente é como me senti diversas vezes, já chorei muito querendo ter uma gravidez normal mas hoje eu entendo, aceito e tenho menos revolta. Penso que pela minha calma, paciência, sou um dos seres mais competentes pra passar por isso.
    Mas meu desejo mesmo é que encontrem uma forma de diagnosticar isso antes das gestações, pois o diagnóstico vir somente com uma perda é muito triste.

    ResponderExcluir
  4. é a Palavra incompetência para mamães de prematuros é horrível!! eu me sentia incompetente de não ter conseguido gerar meu filho até os 9 meses .. adorei ler sobre o assunto nunca tinha ouvi falar :S


    eu amo esse blog e andei afastada um bom tempo.. sorry, queria um dia poder dar o relato da minha historia e do meu guerreirinho Yuri vejo tantas hisorias lindas aqui ... beijokas!

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Minha Incompetência foi diagnosticada com 16 semanas qdo fiz meu primeiro morfologico lógico; como era minha primeira gravidez, meu médio disse que nõ havia nada a ser feito, a não ser repouso e que provavelmente minha filhinha nasceria prematura... fiz repouso leve em casa... com 24 semanas saiu meu tampão e corri para o consultório, foi aí que meu médico viu q estava com dilatação; fui imediatamente internado, fiquei em repouso absoluto por 17 dias com soro e inibina na veia... meu médico disse que meu útero é muito fraquinho... com 27 semanas minha bebê nasceu... ficoou 58 dias na UTI Neo. Assim q possível, vou enviar minha históriAa completa. Juliana

    ResponderExcluir
  6. oi..eu tbm ja tive ja passei por isso e sofri mto por perder meu anjinho gustavo,ele nasceu de 28 semanas,ele sobreviveu por 15 minutos,os medicos diziam que ele nasceria morto,,quando eles me falaram foi a morte pra mim,,,mas infelizmente deus sabe o que faz...2 agora depois de dois ano dessa perda eu engravidei de novo,e infelizmente meu bebe tbm nasceu prematuro de 20 semanas,tao pequeno foi pior do que o primeiro,minha vida agora e so chorar,faz tres dias que ele se foi,,,a falta dele e tao grande,,so quem passa por isso e que sabe o quanto doi perder um filho,,as vezes acho que DEUS nao existe,,,como pode isso acontecer?...queria eu ter ido no lugar do meu segundo anjinho VITOR...minha vida nao tem mais sentido...micheli de BARRA BONITA SP...

    ResponderExcluir
  7. Passei por tudo isso, minha primeira gestação entrei em trabalho de parto com 4 meses fiz repouso em casa e sentindo contrações durante tres dias seguidos até que cheguei a 8cm e nao deu mais pra segurar tive parto normal. Na segunda, minha bolsa estourou do 4 pro 5 mes de gestação fiquei 35 dias internada no soro e sem por os pes no chão até que numa ultra o coração do meu pequeno Deniel parou de bater, o mundo caiu na minha cabeça naquele momento. Mas hoje, com toda fé que tenho em Deus consegui superar essas perdas e vou tentar mais uma vez!! Tenham fé vcs tbm e procure um bom medico antes de engravidar novamente. Um dia vou postar aqui a minha alegria de poder ter sido MÃE! Bjos Bruna

    ResponderExcluir
  8. fiz uma ultra ontem e o medico me disse que tenho incompetência istmo cervical na hora fiquei sem chao, estou gravida de 25 semanas e 5 dias é meu 1 filho nunca tive aborto porem o medico me proibil de tudo e mais um poco agora reso para conseguir chegar ao 9 mes de gestaçao ou pelo menos a 37°semana de gestaçao.rezem por mim pois tenho muita fé que vou consguir. bjs Erica Assis

    ResponderExcluir
  9. eu tambem tenho incompetencia, ja tive 4 gestaçoes mas nenhuma foi ate o final,na ultima a minha pequena Beatriz nasceu com 22 semanas mas devido a uma infecçao ela so ficou com a gente durante 3 horas. agora descobri que estou gravida denovo com 15 semanas e peço muito a Deus que me ajude a chegar pelo menos ate a 30 semanas estou com muita fe e com a certeza de que em breve estarei com meu anjinho no colo se for a vontade de Deus e claro.

    ResponderExcluir
  10. oi meninas, tive 3 abortos com 3 meses de gestação, e a ultima segurei o meu filho davi ate 24 semanas, ele ficou na uti 18dias e veio a falecer com complicações pulmonares. me sinto inutil por naõ conseguir ter o q tanto quero, um filho. as vezes penso em desistir porq nunca mais quero ter um filho morto nos braços. fiquei em repouso, fiz circlagem durou 7dias; fiquei mais 7 dias no hospital em repouso total não levantava nem pra ir no banheiro. nada adiantou, o meu marido ja desistiu, não sei o q faço.eu perdi ele dia 8. sei q esta recente mais eu sinto um vazio por fiquei com baita corte da cezariana e não tenho meu filhinho aqui.vcs me entendem pq todo mundo quer ter sua familia, bjs foi bom encontrar vcs, que são guerreiras e perseguem seus sonhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito triste essas nossas historias , hoje estou passando por essa dor horivel perdi meu anjinho Marcos Daniel tem 12 dias q ele se foi nasceu de 25 semanas e dois dias por um parto normal ele pessou 690 g foi pra uti mais no 4 dia de vida teve uma hemoragia pulmonar e nao resistiu . sofro muito com a perca do meu pequeno e uma dor sem tamanho e inesplicavel pesso em ter outro pois e o meu sonho ser mãe mais morro de medo de passar por tudo isso de novo pois tenho utero bicorno e o medico tambem disso q tenho incopetencia do utero.

      Excluir
  11. Oi Andreia!!!!!! |Posso te dizer uma coisa...quando li seu desabafo eu senti um forte voz de Deus dizendo,,,,pra vc nao desistir e continuar porque Deus vai te honrar com toda certeza....somente creia,,,nao olha para o momento...diga assim...Deus se vc quer eu vou crer tb.....pode ter certeza..vc vai ficar gravida e receber teu filho com toda saude.......Deus é contigo....

    ResponderExcluir
  12. Ola guerreiras pois e isso o que somos tambem tenho este mesmo problema e já sofri com essa perda por tr~es vezes mas graças a DEUS em 2009 consegui o melhor presnte que poderia ter ganho em minha vida RIAN GABRIEL depois de ter feito a cerclagem ele veio um pouco antes do tempo mas segue tudo bem graças a DEUS ela e uma criança saudavel que traz muita felicidade todos os dias por isso digo não desistam mas persistam e tenha a ceteza pois tudo vem no tempo de DEUS um um grande abraço a todas que sofrem ou sofreram com este problema que e muito triste ..........mas tenham sempre a certeza de que DEUS e conosco .

    ResponderExcluir
  13. eu tbém perdi dois bebês isso é muito triste eu tbém me sentia assim incompetente para ser mãe mas eu digo uma coisa para todas nós que tenhos esse sonho de ser mãe nós somos as mais competentes porque enquanto muitas tiram a vida nos queremos dar a vida a esse serzinho tão pequininho que é uma dadiva de DEUS ,é isso ai meninas vamos ter fé e acreditar que vamos realizar tudo mas no tempo de DEUS.bjuss

    ResponderExcluir
  14. Olá meninas...

    Realmente é muito triste perder um ser tão querido, perdi meu filho Gulherme as 27 semanas de gestação, ele ficou conosco durante 3 dias na uti neo, mas seus pulmões não aguentou... Fazem quatro meseses que ele se foi e a dor ainda é constante e sempre querendo uma explicação, embora meu médico tenha me explicado sobre IIC não me conformo!!!! Fiquei por muito tempo chorando e imaginando como seria se meu anjinho estivesse comigo e digo à todas vcs que era muito mais doloroso. Hoje, agradeço a DEUS pelos poucos momentos de felicidade que passamos juntos, desde a gestação até no ultimo dia na uti, lembro-me dos olhos se abrindo, um leve sorriso meio de ladinho e as reações que ele tinha ao me ouvir falar com ele. Tenho a certeza que ele sabe quanto o amamos!!!

    ResponderExcluir
  15. Não dá pra descrever em palavras o tamanho do vazio e da dor que carregamos ao perder nossos anjinhos, perder não, devolvê-los pro PAI, meu pequeno Matheus nasceu dia 08 de outubro, com apenas 25 semanas, pesando 720 gr, os médicos deram minutos de vida ao meu anjinho que resistiu e ficou entre nós por 20 dias, lutando na uti neonatal, passou por uma cirurgia no coração com 2 dias de vida que foi um sucesso, estava tudo indo bem até que ele adquiriu uma bactéria no sangue, o que levou a complicação do quadro dele, atacando tudo, rins, fígado, pulmões, enfim... generalizou. Dia 28 de outubro recebi a triste notícia de que meu anjinho tinha voltado para os braços do Pai. Hoje com menos de 1 mês da perda do meu pequeno ainda estou sofrendo muito, tudo aqui em casa é "ele", ainda não consegui desmanchar o seu quartinho e choro desesperadamente por saber q ele não virá. Acho que sofro com o IIC, em janeiro vou ao médico ele já desconfia desse problema, ele irá me liberar para tentar engravidar, e em nome de Jesus vou conseguir, tomando agora todos os cuidados q forem exigidos. Meu pequeno Matheus era lindo e será eternamente inesquecível, só penso nele o tempo todo, mas sei que la de cima ele está cuidando de mim ao lado de Papai do Céu e preparando um outro anjo para mandar de presente pra mim e para o pai dele. Creio nisso! Deus abençõe a todas vcs! Nunca desistam!!

    ResponderExcluir
  16. Olá... com 23 semanas precisei realizar cerclagem. A cirurgia foi de emergência e somente dúvidas pairavam sobre nós. Tive dois sangramentos antes disso, bem no início da gestação. Só pensei em fazer tudo o que minha médica orientasse.
    Resumidamente, no dia 11/08/2012 a cerclagem foi realizada, minha recuperação foi fantástica, claro que com muitas dificuldades. Precisei realizar repouso absoluto e as paredes do meu apartamento tornaram-se o meu "limite de mundo".
    Pesquisei muito, li demais sobre o tema... e tudo apontava para um aborto tardio ou parto prematuro.
    Hoje - 04/12/2012, completo 39 SEMANAS!!!
    Contrariando todas as previsões, comentários...
    Não sei como explicar, não sei como foi possível, mas minha fé e o apoio de todos ao redor foi e é realmente decisivo.
    A cesária está agendada para este sábado 08/12/2012 e o Antônio será recebido com tanto amor que eu não consigo expressar.

    Pra quem está passando ou passou por isso, eu tive dois abortos anteriormente e sofri demais... achei que nunca me recuperaria. Esta última gestação também estava marcada para não fosse concluída... meu colo uterino nunca atingiu os 3cm que é o mínimo indicado... aliás, fica bem longe disso.

    Só posso dizer hoje que estou com dores fortes por todo o meu corpo, pois como o repouso foi absoluto (mais de 120 dias), até minhas mãos estão rígidas... mas nada disso me importa, não consigo expressar minha alegria, amor, gratidão.

    A fé me transformou... fez com que eu praticamente desistisse de minha vida profissional e social, mas como sempre ouvimos, tudo tem um motivo.

    O meu motivo é compreender que o amor e a doçura precisam estar de mãos dadas com a garra, coragem e vontade de vencer.

    Sábado estarei com o meu pequeno Antônio nos braços... depois de tantos anos de luta e espera.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar sua vitória conosco! Nos enche de esperanças!
      Beijos
      Monica

      Excluir
  17. Olá,boa tarde. Tive Dois abortos tardios. O primeiro foi com 20 semanas e era um menino. A segunda era uma menina e a perdi com 32 semanas e meia. Minha pequena chegou a ficar na UTI por 13 dias, mas infelizmente não aguento...
    Tenho medo de tentar novamente,será um processo dificil... Já lí vários artigos,matérias.. mas nada tira meu medo de tentar novamente...

    Beijos a vocês Guerreiras!

    ResponderExcluir
  18. Olá meninas, em julho de 2012 descobri minha gestação gemelares tão sonhada a mim e meu esposo . Sou gemea também e a surpresa foi uma dadiva em nossas vidas ,durante seis meses não senti nenhum sintoma ate que foi diagnosticado IIC ,para nosso desepero fiz repouso implante de pessário uma tecnica nova em experimento pois o médico achou a cerclagem muito arriscada , infelizmente tive sangramento e descolamento de placenta em trabalho de parto meus bebes nasceram , mas o Senhor os levou eles não resistiram . E muito dificil essa experiencia de ser mãe de anjos mas tenho fé que terei filhos e compartilharei essa história com voceis embora seja muito dificil não podemos desistir um beijo a todas .
    E muito importante lermos sobre o assunto e pesquisar a respeito .Infelizmente desconhecia esse diagnostico .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde meninas lamento tanto sofrimento , com tudo ser mae de Anjos é muito dificil já que a saudade é constante eterna mas quando fechamos os olhos podemos nos encontar de alguma maneira com nossos filhos , não pude carregar a Alice e o Anthony nos braços mas sinto as presença dos meus bebes muito forte . Acredito que toda experinecia mesmo que sofrida nos prepara ainda mais para a vida e suas circunstancias ,porém para que possamos realizar nossos desejos como mães precisamos das bençãos de Deus e da orientação e assistencia de um bom profissional para que o mesmo possa avaliar o Colo uterino de voceis , conhecer todo o histórico e mais seguramente tentar uma nova gestação Ha alguns dias consultei e fui orientada a fazer a cerclagem apos a gestação , mas existem casos que as mulheres precisar realizar o procedimento mesmo antes da gravidez por favor procurem orientações , desde a questão do repouso , tipo de alimentação ou medicação já que existe a possibilidade do bebe nascer prematuro , infelismente na minha gestação gemelar não tinha esses conhecimentos e a maioria das mulheres ainda não sabem que tem esse diagnostico ICC , e muitas vezes passam por perdas e não entendem nem o porque .

      Um grande abraço a todas , fiquem com Deus !

      Excluir
  19. Olá,meu nome é Renata tenho 30 anos...eu estava gravida de 15 semanas do meu primeiro anjinho...na terça feira dia 16/01/2013 essa tal de ICC acabou com meu sonho de ser mãe...derepente o colo do meu utero se abriu, perdi todo o liquido aminiotico e ja estava com 1cm de dilatação,não tinha mais o que fazer,foi tudo muito rápido...não senti dor,não senti nada...o médico disse que foi um aborto silencioso,onde logo dpois foi diagnosticado que eu tenho ICC e não sabia...to perdida...ainda não me encontrei...meu bebe sobreviveu até a manha do dia 17/01,onde fui pro centro cirurgico tirar ele atraves de uma curetagem...só peço que Deus me de forças pra suportar essa perda,,,mas esta dificil...

    ResponderExcluir
  20. Olá,meu nome é Luana tenho 33 anos e há 10 anos atrás tive um parto prematuro,entrei em trabalho de parto com 22 semanas, fiquei em repousso com bolsa protusa até a 26 semanas, mais infelizmente não deu, minha filha nasceu com 1010g,ficou comigo por tres dias mais seu pulmão era muito frágil.Resolvi tentar após 10 anos, mais com medo...sempre fazendo acmpanhamento do colo pela us,com 17 semanas tinha 4.5 de colo uterino e as 22 semanas 2.2 de colo, hoje estou de repouso e pedindo a Deus q me abençõe, pois estou sonhsndo co minha filha...

    ResponderExcluir
  21. Oi meu nome é cleide tenho 34 anos,tive 3 partos prematuros.22 semanas , o primriro em 2000, outro em 2002,em 2007, engravidei novamente tive algumas complicações mais a minha princesa nasceu de 40 semanas ,muito pequena,2275kg,ficou 8 dias internada, mais fomos pra casa hoje é saudadavel, e muito esperta,o médico disse, que minha gravidez é de risco, em 2012,umdiscuido e engravidei novamente,descobri com 12 semanas, fiz um ultra e estava td bem era um menino meu móises,depois disso tive muitas complicações e acabei internada com sangramento, mais não sentia dor nenhuma, quando finalmente achei que estava boa e o sangramento parou , a bolsa estourou, e ele nasceu com 500gr mutio pequeno porem ,nasceu e pra meu espanto chorou, ficou na UTI e dia 12/02 faleceu vai fazer um mes e sinto muito a sua falta nao só dele como dos outros, mais Deus sabe de todas as coisas e nos dara força, quando estou triste olho para minha filha e agradelo a Deus por ela, alem do meu marido ser maravilhoso e me ajudar muito.

    ResponderExcluir
  22. Ola, meu nome é Carla. tentei engravidar a mais de 5 anos e não conseguia. pois,eu tinha ovário policístico. Mais no mês de dezembro de 2012 descobri q estava grávida, fiquei muito feliz era tudo q eu sonhava. mais em março de 2013 tive um pequeno sangramento e descobri q tinha IIC eu sofri muito pois não queria perde meu bb, fiquei internada de repouso mais não adiantou dia 20 de março de 2013 minha filha Júlia nasceu de 20 semanas não aguentou e morreu.e hj estou sem chão sofrendo muito pois sinto muita falta dela. q Deus me abençoe e conforte meu coração pois esta muito difícil...

    ResponderExcluir
  23. Ola ,meu nome é juliana tbm tenho IIC já perdi dois bebes o primeiro (Mayke) 16/04/2010 de 4 meses de gestação ea (Yasmim) de 6 meses de gestaçao muito dificil fiz a cerclagem antes de engravidar (em maio 2013)faz 6 meses que eu fiz hoje fui ao medico ele me disse que eu nao podia ter feito antes estou desesperada lendo tudo sobre o assunto pesso a deus que me de essa bençao a mim e a todas nos que desejamos ser mãe!!!

    ResponderExcluir
  24. Olá, meu nome é Daniele Gomes e sou mãe do Lucas de 2 anos e 10 meses que é saudável e mãe do Mateus que neste momento completa 6 dias de nascido, prematuro de 24 semanas de gestação, nasceu dia 2/2/2014, pesando 735 gramas e com 33 cm, seu quadro é estável e estamos aqui angustiados e aflitos. Todos os dias quando vou visitá-lo fico completamente entristecida, pois me parece que ele está sofrendo fora do meu ventre. Deus sabe de todas as coisas, mas só quem passa por isso sabe o que é sofrimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniele. Tb sou mãe de um Mateus q nasceu com 24 semanas e 800g. Quadro estável, mas a mesma luta a vc deve ter vivido. Hoje ele completa 13 dias de vida.

      Me da notícias do

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...