sexta-feira, 6 de maio de 2011

PCA: O coração do prematuro, saiba mais sobre a Persistência do Canal Arterial

Há tempos tenho tido uma dificuldade enorme de encontrar textos fáceis sobre o coração do prematuro. Uma das primeiras péssimas notícias que tive sobre a saúde de Beatriz após o nascimento foi: ela tem uma veia do coraçãozinho aberta e se não fechar, vai precisar de cirurgia, é muito comum em prematuros. A primeira coisa que pensei foi “Mas como? Ela era perfeita dentro da minha barriga! Nenhuma ecografia apontou má formação no coração!”. Mas o PCA não é uma má formação congênita.

Coração e pulmão trabalham juntos. Fato. E justamente estes são os órgãos mais afetados pela prematuridade, principalmente extrema. O coração bomba o sangue para o pulmão que se encarrega de colocar oxigênio nele (no sangue).

Só que, enquanto na barriga da mamãe, o feto não respira e recebe o oxigênio da placenta, certo? Como o feto ainda não utiliza as funções pulmonares, há um canal arterial que leva o sangue do coração (ventrículo direito) direto para a aorta, sem passar pelo pulmãozinho que, ainda sem função, tem a maioria de suas artérias fechadas.

Ao nascer e respirar, um bebê nascido a termo (9 meses), abrem-se as artérias pulmonares, o canal arterial perde sua utilidade e se fecha. Funcionalmente em algumas horas e permanentemente em cerca de uma semana.

No caso do prematuro, os órgãos ainda não estavam maduros suficientes para todas as suas atividades, como bem sabemos. O canal arterial, então, premanece aberto por um tempo mais prolongado. Desta maneira, estando o canal arterial ainda aberto, o sangue da aorta, destinado a ir para outras partes do corpo, vai para as artérias pulmonares. Em grande quantidade (dependendo de quão aberto está este canal) pode afetar o pulmão (por excesso de sangue inundando-o) e/ou faltar sangue em outros órgãos, como os rins, dificultando o funcionamento correto deles.

Após diagnosticada a persistência do canal arterial (PCA), os médicos passam a administrar uma medicação ( um anti-inflamatório) e esperam alguns dias para ver se houve o fechamento. Caso não ocorra, parte-se para a cirurgia. Sob anestesia, é feito um pequenino corte na lateral do peitinho do bebê, ou seja, não é uma cirurgia de coração aberto, tendo baixo risco de complicações.

Leio relatos aqui e acolá sobre casos de prematuros “cujas veias do coração se fecharam miraculosamente”. Não que não acredite em milagres, acredito sim! Mas o tratamento do PCA com anti-inflamatório é padrão nas UTIs e na maioria das vezes o tratamento surte efeito e o canal fecha. O de Beatriz também fechou “sozinho”, ou melhor, sem cirurgia.

Esta confusão entre milagre e medicina acontece porque dificilmente nos é explicado de uma maneira simples e didática, de forma que nós, pais leigos, consigamos entender. Como comentei acima, há meses busco um texto de fácil digestão sobre o assunto e não encontro. Precisei estudar sobre o tema em sites de Portugal e em livros norte-americanos para conseguir escrever estas linhas! O texto passou pela revisão da pediatra e neonatologista Dra Grasiele Beuter, plantonista das UTIs Neonatais da Maternidade Santa Brígida e Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba.

Monica mãe de Beatriz

32 comentários:

  1. Ei Mônica!
    Adorei o texto, muito esclarecedor. O Lucas tem pca e já tomou o remedinho, se Deus quiser, assim como a Beatriz, não precisará de cirurgia!!
    Beijokas

    ResponderExcluir
  2. Adorei!
    Estava aqui pesquisando sobre o assunto para apresentar um seminario na faculdfade e realmente os artigos disponiveis são muito complexos, mas este simples texto me esclareceu muita coisa, obrigada!!!

    Lílian Oliveira
    6º Semestre - Enfermagem
    Salvador-Ba

    ResponderExcluir
  3. Monica ,ano passado com 53 anos , durante exames de rotina para cirurgia de retirada do útero descobri que tenho pca , como a abertura no coração era de meio cm o medico disse que não haveria problema; só indicou antibióticos antes da histerectomia, mas todo ano precisarei fazer o ecocardiograma para saber se está aumentando ou não. Tenho vida normal ,aliás como sempre , e nunca tive sintomas e não fui um bebe prematuro.Tudo de bom para voce e sua filha ,muita saúde . Bel

    ResponderExcluir
  4. muito esclarecedor seu texto obg, pois estava preocupadíssima com meu bb q foi diagnosticado o mesmo,só q o médico não medicou nada só mandou aguardar seis meses para repetir o eco.sua bb tinha problemas em ganhar peso por conta do pca? xeroo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi a minha bebe foi operada ontem;tem 7meses mas devido a este problema ela nao conseguia ganhar peso; nao sei se com tds os bebes acontece o msm. .

      Excluir
  5. sou de barretos e tanbem tenho um bebe de um ano que nasceu de 28 semanas ele ja operou do pca e acirurgia foi um sucesso tanbem gostei muito dos esclarecimentos obrigada meu nome é lilian de jesus lemos ou licajlemos@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. oi sou de frutal minas gerais meu filho tem 4 anos e teve que fazer esta cirurgis de pca estava aberto 3.33milimitro nao tinha fechado de tudo ai foi feita a cirurgia pelas costa em sao jose do rio preto nao hospital de base pelo medico dr ullisse foi tudo bem gracas a deus.

    ResponderExcluir
  7. oi, meu bebê tem 4 meses e não é prematuro, mas ele nasceu com PCA e com a artéria aorta fina, então vai muito sangue para o pulmão dele, ele tem pneumonias frequentes e não ganha peso satisfatoriamente, ele com 4 meses pesa 5.400 kg
    estamos fazendo tratamento com o cardiopediatra, ele vai ter que fazer cirurgia, pois a abertura que tem é muito grande, e com essa cirurgia o cardio espera que a aorta fique mais larga e não precise operar o coração, tenho muito medo, principalmente pq ele tem pneumonias frequentes e está ficando debilitado, peço a todos que orem pelo meu Thiago, ele é meu príncipezinho.
    fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fernanda vamos orar por ele todos os anginhos que nosso mestre de luz e confiança a todos os profisionais que estão cuidando de nossos anjos amem

      Excluir
    2. Fernanda tenha feito,meu bebê tbem foi diagnosticado PCA mas para Deus fez sua obra e não houve evolução e como em um passe de mágica...Deus curou não precisou de remédios...força faça tudo que a medicina conseguir...Fica com Deus o Tiago está em minhas orações...Não sou de ir em nenhuma igreja mas dobrei meus joelhos e pedi aqui em casa todos os dias...resumindo após 13 dias de vida fechou uma parte e dps de 6 meses e 22 dias alta do cardiopediatra amei a Ecokid fica em São Paulo está clinica recomendo!bjs

      Excluir
  8. Estamos orando pelo Thiago, Fernanda!
    Você conhece a Pequenos Corações?
    Beijos,
    Monica

    ResponderExcluir
  9. Meninas, obrigada pelo carinho!
    Fico muito feliz que o texto tenha podido ajudá-las de alguma maneira.
    Obrigada!
    Monica

    ResponderExcluir
  10. Olá! Adorei o blog de vocês.. Tenho 26 anos e nasci prematura de 7 meses. Fiz uma pequena cirurgia no coração quando prematura e não sabia até hoje direito do que se tratava, procurando os documentos da minha época de internação achei algo sobre PCA.. Vim pesquisar e caí aqui, foi muito esclarecedor :) Mas o meu corte foi pelas costas, tenho uma cicatriz até que grande, mas me orgulho dela, me faz lembrar que fui uma vencedora ;) Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  11. Mônica,eu também tenho um filho que nasceu prematuro de 29 semanas e que tinha o canal PCA aberto,mas porém não fechou sozinho.Ele passou por uma cirurgia pra fazer a correção edeu tudo certo Graças a Deus.Depois de 83 dias de internação ele veio pra casa.Hoje ele tem 02 anos e 03 meses e é super saudável.
    Gostei muito da sua postagem e acredito que vai ajudar muitos pais que precisam se orientar além dos relatórios médicos...Parabéns e que Deus abençõe sua Beatriz.

    Email:silmascardoso@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Monica, muito obrigada pelo texto, muito esclarecedor, foi de grande ajuda para nossa família, estou com minha Luiza Vitória (09 dias de vida, gestação de 34 semanas), na UTI Neo Natal e ontem o médico nos informou do PCA e iniciou a medicação, estamos confiantes em Deus e temos certeza que como a sua Beatriz, ela também não precisará de cirurgia!!
    Muita saúde a você e sua familia!!!

    ResponderExcluir
  13. Hoje estou bem mais tranquila após leitura desse texto. Estou à dias procurando e estava com muito medo. Meu filho tem 4 anos e foi descoberto um PCA com 0,33cm. Deus queira que resolva só com medicamentos. Deus abençoe todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha filha tem 5 anos. Ela nasceu de 29 semanas. Ela tem pca acho q ela vai ter q operar. Tudo isso está tirando meu sono.só Deus

      Excluir
  14. Oieee.. meu prematuro nasceu com 27 semanas, 1290 kg...foi necessário fazer a cirurgia para corrigir essa abertura do canal, fiquei arrasada qod recebi a notícia, mas graças a Deus deu tudo certo.

    bjus
    Andréia

    ResponderExcluir
  15. Hoje eu estou um pouco triste, porque descobri que minha filha tem PCA e ela já tem 13 anos e a medica falou que ela vai ter que fazer uma cirurgia e estou um pouco preocupada. Mais tenho muita fé em Deus que vai dar tudo certo. E peço a vocês que orem pela minha filha.
    BEIJOS Tania

    ResponderExcluir
  16. DESCOBRIR QUE MINHA FILHA DE 9 ANOS TINHA PCA FOI UM CHOQUE ELA DEU UMA DOR DE OUVIDO DURANTE TRÊS DIAS AI LEVEI EM UM PEDIATRA FOI QUANDO ESCULTOU UM SOM ALTO.
    TINHA UMA VIDA NORMAL E NUNCA TINHA FICADO ENTERNADA CORRIA BRINCAVA , AI TEVE QUE FAZER A CIRURGIA MAS CORREU TUDO BEM GRAÇAS A DEUS .
    E SO TER FÉ QUE PRA DEUS NADA E IMPOSIVEL.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pela sua dedicação e obrigado por ajudar a entender sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  18. Oi gostei muito desse documentário minha filha fez quando tinha 10 meses já fazem 16 anos operou na Santa casa de São Paulo sofri muito por falta de esclarecimento hoje em dia ela t uma saúde perfeita .

    ResponderExcluir
  19. Oi gostei muito desse documentário minha filha fez quando tinha 10 meses já fazem 16 anos operou na Santa casa de São Paulo sofri muito por falta de esclarecimento hoje em dia ela t uma saúde perfeita .

    ResponderExcluir
  20. Oi minha filha também nasceu com PCA a médica dela disse q como ela tem uma repercussão hemodinâmica muito discreta e um quadro clínico bom quer aguardar ela ter dois anos para fazer a cirurgia se necessário.
    Será q a conduta dele está certa?

    ResponderExcluir
  21. Oi. Meu filho de 1 mês tem PCA de 1,2 mm. Esse valor é alto ou baixo? Alguém saberia dizer?

    ResponderExcluir
  22. Estou grávida de 36 semanas, no meu caso fiz um exame semana passada e a médica detectou uma pequena alteração, o canal já está se fechando e ela disse q ele só pode se fechar por completo depois q a bebê nascer. Estão até vendo p adiantar o meu parto.

    ResponderExcluir
  23. Estou grávida de 36 semanas, no meu caso fiz um exame semana passada e a médica detectou uma pequena alteração, o canal já está se fechando e ela disse q ele só pode se fechar por completo depois q a bebê nascer. Estão até vendo p adiantar o meu parto.

    ResponderExcluir
  24. MEU BB TEM 7M E FOI DIAGNOSTICADO PCA E EM BREVE TBEM O PROCEDIMENTO.
    CINTHIA_C02@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  25. Tenho dúvidas em relação a isso. Neste caso o bebê tem dificuldade em respirar?
    Meu filho nasceu de 32 semanas, porque quando eu estava no quinto mês tive que retirar um mioma. E fiquei até o nascimento de repouso. Ele ficou na UTI, confesso que nunca me explicaram bem, nem me disseram o que ocorreria. Só disseram que ele tinha uma abertura no coração e que por isso ele tinha dificuldade em respirar e que eu precisava esperar. Foi um período bem difícil.

    ResponderExcluir
  26. Ola boa tarde.tenho uma ana Beatriz ea medica disse que ela tem PCA.E hoje quando fui visitar ela as enfermeiras falou que nunca tinha visto recuperação tao rapida.minha ana Beatriz ja esta com a respiração bem melhor e ka toma leite

    ResponderExcluir
  27. Ola boa tarde.tenho uma ana Beatriz ea medica disse que ela tem PCA.E hoje quando fui visitar ela as enfermeiras falou que nunca tinha visto recuperação tao rapida.minha ana Beatriz ja esta com a respiração bem melhor e ka toma leite

    ResponderExcluir
  28. Meu filho tem o pca está fazendo a cirurgia agora está com 3 meses e 4,8 mm de abertura acorreu tuso bem estamos esperando o pós cirugia graças a deus está dando certo esta sendo feito aqui em rio preto com Dr Wulisses também obrigado meu deus.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...