sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Palivizumabe/Synagis - Que "vacina" cara é esta?

bronquiolite synagis palivizumabe prematuro prematuridade
Acho que aqui no blog ainda não falamos com clareza e especificidade sobre o Palivizumabe, com exceção de uma matéria da Revista Veja que colamos logo abaixo. Clique aqui.



Como todos sabemos, um dos órgãos que mais sofrem com um nascimento prematuro é o pulmão. Seu amadurecimento leva um bom tempo para acontecer.

Durante os primeiros (aproximadamente) 7 anos de vida do prematuro, todo cuidado com doenças respiratórias, é pouco.



O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) circula pelos estados do sul e sudeste, principalmente, dos meses de março a setembro. Ele é um dos causadores da BRONQUIOLITE.



Grande parte das crianças até 2 anos é infectada pelo VSR sem grandes consequências para um pulmão saudável. Porém, num grande prematuro (nascido abaixo de 28 semanas de gestação) pode ser a causa de um retorno à UTI.



O número de reinternações, inclusive com uso de oxigênio, é alto entre prematuros extremos infectados pelo VSR. E pode deixar sequelas no bebê, como a asma.



Existe um medicamento que evita a contaminação pelo VSR. É o PALIVIZUMABE, com o nome comercial de Synagis. Ele NÃO É UMA VACINA, é um anticorpo.



A Sociedade Brasileira de Pediatria, a Sociedade Americana de Pediatria e a Associação Brasileira de Imunizações preconizam que bebês nascidos com menos de 28 semanas recebam o PALIVIZUMABE até os 24 meses, em 5 doses mensais, de maio a setembro.



Aí é que vem o problema, PRINCIPALMENTE AOS BEBÊS PARANAENSES! Cada ampola custa R$5.400,00. Um frasco tem 100mg, são necessários 15mg por quilo. Ou seja, no início, uma ampola serve a mais de um bebê. Já no segundo ano do tratamento, um bebê precisa de mais de uma ampola...



O tratamento completo, para até os 24 meses, ultrapassa os R$75.000,00. Realidade que a maciça maioria dos brasileiros não pode enfrentar.



O Paraná é o único dos estados do sul e sudeste que ainda não fornece gratuitamente o PALIVIZUMABE. Para conseguirmos, precisamos entrar com uma ação na Justiça Federal.



Essa é uma das grandes lutas do Projeto Pequenos Guerreiros!



Vale lembrar, que o PALIVIZUMABE não é milagroso. Diante de pulmõezinhos tão frágeis, aquelas velhas recomendações devem ser seguidas a risca: evitar aglomerações, mudanças bruscas de temperatura e exposição à fumaça de cigarro.



A SBim, com o apoio da Abbot e do Instituto Abrace, lançou a campanha Prematuro Imunizado É Prematuro Protegido, que entre outros, divulga a necessidade do PALIVIZUMABE, que (infelizmente) ainda é desconhecido até de alguns profissionais.

Monica mãe de Beatriz

10 comentários:

  1. oi tenho um bebê de 5meses e ele é cardiopata e ta tomando a vacina,mais ela vai ajudar no que pq ele pegou gripe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta vacina não é para previnir a Gripe... ela previne contra o Virus sincicial... é o virus da bronquiolite... a bronquiolite pode ate matar um bebê prematuro, por complicações respiratorias...

      Excluir
  2. ÕLA TENHO UM BEBE ELE NASCEU PREMATURO E JA VAI TOMAR PELA SEGUNDA VEZ A EXPECTATIVA DELE VOLTAR A SER INTERNADO ERA GRANDE JA QUE POR TER FICADO MUITO TEMPO INTUBADO SE TORNOU DISPLASICO MAIS ELE ESTA OTIMO E NUNCA FICOU DOENTE ELE JA VAI FAZER UM ANO ......PRISCILA E OTAVIO

    ResponderExcluir
  3. eu tenho uma menina que se chama Yasmin, ela nacseu de 26 semaas e agora está com um ano e dois meses; será que eu consigo ainda a vacina?

    ResponderExcluir
  4. Olá eu tenho um bebe que nasceu de 27 semanas o Brayan ele tomou 3 doses da vacina, eu moro no Paraná e a luta foi muito grande agora ele já está com 9 meses e está super bem graças a Deus...

    ResponderExcluir
  5. ola boa tarde , alguem pode me dizer qual é primeiro passo para conmseguir essa vacina pelo justiça paranaense ? obrigada ,karin

    ResponderExcluir
  6. Bom , estou decepcionada ao ver que apenas citaram os prematuros e os CARDIOPATAS ? Os bebês que nascem com Cardiopatia Congênita estão entre eles a fazer a Palivizumabe .
    É de extrema importância lembrar deles já que um o órgão mais afetado alem do próprio coração é o pulmão a imunidade dos Cardiopatas é muito baixa assim sempre se infectando com esse virus . #lembramos né ?

    ResponderExcluir
  7. Meu filho tem 9 meses e é cardiopata. Graças ao Bom Deus, hoje tomou a primeira dose do Palivizumabe. As próximas doses já estão agendadas até julho.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...